Big Bags Ráfia Antimicrobianos

..Big Bags Ráfia Antimicrobianos..

Você está em: Home Bactérias Bactérias Patogênia 16.06.12 Higiene de Sacolas Retornáveis.

16.06.12 Higiene de Sacolas Retornáveis.

Sacolas Retornáveis Precisam de Higiene. Proteja-se!

Sacolas retornáveis são produzidas com plástico ou tecido, as sacolas retornáveis, sacolas retornáveis estão em um processo de utilização por consumidores, observamos isso em shoping centers e nos supermercados. As sacolas tem sido utilizadas como ferramenta de campanha para defesa do meio ambiente e contribuem para a conscientização das pessoas quanto ao uso do plástico em excesso e o descarte excessivo de materiais.

" Provida Provendo Soluções. Masterbatch Antimicrobiano Nanoclean é mais Eficiente do que você Imagina e mais econômico do que pensa!"

Material

De tecido ou de plástico, as sacolas retornáveis, aos poucos, conquistam o seu espaço pelos corredores dos shopping centers ou nos carrinhos dos supermercados. Com estilo, elas servem como suporte para campanhas em defesa do meio ambiente e contribuem para a conscientização das pessoas quanto ao uso do plástico em excesso e o descarte excessivo de materiais.

Mas se uma sacola retornável vale por mil de plástico, é bom ficar de olho na sua higienização. Caso não sejam bem lavadas e conservadas funcionam como uma faca de dois gumes quando o assunto é transmissão de bactérias. Especialistas alertam para o uso correto das sacolas retornáveis, bem como sua limpeza, que deve ser feita toda vez que for usada.

“As infecções e intoxicações alimentares são produzidas por várias classes de micro-organismos, sendo as mais comuns os fungos e as bactérias”, destaca Shandra Carmen Sales Aguiar, que é coordenadora Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dentre os tipos de micro-organismos que podem produzir infecções ou intoxicações alimentares, os fungos são os que aparecem, às vezes, sobre a superfície do pão, bolo ou queijo.

Quanto às bactérias, apesar de algumas não causarem doenças, e serem usadas na indústria alimentícia na elaboração de certos alimentos, como o iogurte, leite fermentado e outros, a maioria de intoxicações alimentares são causados por elas, pelas toxinas que liberam.

Shandra Carmen Aguiar destaca algumas bactérias patogênicas, sendo as mais comuns Estafilococo, Shigella, Escherichia Coli, Salmonela e Bacillus Cereus, dentre outras. “Nem todos os alimentos são contaminados com a mesma facilidade”, diz.

Higiene

Alguns, no entanto, oferecem mais chances para a multiplicação de micro-organismos, justamente, por serem alimentos mais perigosos do ponto de vista da higiene alimentar, como carne, leite e queijos frescos.

Dessa maneira, as sacolas retornáveis apresentam risco de abrigar micro-organismos durante o transporte de alguns alimentos ou embalagens ocasionalmente contaminadas. “É natural, em certa medida, que a superfície de produtos e gêneros alimentícios contenha algumas bactérias, isso pelo manuseio da mercadoria e até pela sua própria origem”.

Porém, só existe problema se a quantidade de micro-organismos estiver acima de um certo limite, ou quando ocorre condição favorável para a multiplicação deles. Se algumas bactérias atingirem a superfície das sacolas e não houver higienização, poderá ocorrer uma multiplicação suficiente para transformar essa “carga bacteriana” com potencial para causar doenças.

“É interessante que o consumidor observe sempre quando for usar a sacola retornável se não há algum resíduo”. O ideal é lavar a sacola de imediato.

Higienize os alimentos antes de armazená-los

Os micro-organismos, quando em maior quantidade, podem, também, alterar o sabor e até estragar o alimento, observa. Outro cuidado que o consumidor deve ter, é nunca deixar as sacolas dentro do carro, mas em locais arejados, para evitar a multiplicação de bactérias, orienta.

Lavagem

As bactérias que ficam no tecido ou no plástico das sacolas ocasionam desde mau cheiro a doenças gastrointestinais. Para evitar contaminação, o consumidor deve dispor de pelo menos três sacolas retornáveis.

“Os produtos de limpeza não devem ser transportados junto com os alimentos”, recomenda Aline Costa. A temperatura deve ser adequada para que não haja contaminação dos produtos perecíveis durante o transporte.

Conservação

A orientação é de que os consumidores utilizem sacolas separadas para levar carnes, vegetais e produtos de limpeza. O objetivo é evitar contaminação. O ideal, segundo os especialistas, é ter em mão três sacolas retornáveis.

As sacolas retornáveis devem ser lavadas com água e sabão, de preferência toda vez que forem utilizadas. A água sanitária também pode ser usada para a lavagem da sua “ecobag”, que pode ser limpa também com álcool gel.

Atenção Na hora de comprar a sua sacola retornável. O consumidor deve dar preferência a uma sacola que seja fácil de lavar. As de tecido muito grosso, oferecem maior risco dos micro-organismos ficarem presos entre as tramas.

Ao optar pelas caixas de papelão, é preciso ficar atento ao produto que estava armazenado antes. Não se deve colocar frutas, verdura e outros alimentos em caixas que acondicionavam produtos de limpeza, por exemplo.

Sacolas de plástico aditivada com antimicrobiano, agregam as características antibacteriana e bacteriostática. Maior segurança aos usuários.

Fonte: Diário do Nordeste

 

Vídeos do Nanoclean Vidro Líquido aplicado em couro cru nobuk.

Abaixo temos água com corante azul colocada na superfície de couro nobuk protegido com Nanoclean Liquid Glass.

Vídeos do Nanoclean Vidro Líquido aplicado em vidro.

Abaixo temos água e água com corante azul em spray em vidro (copo esquerdo) protegido com Nanoclean Liquid Glass.

 

Você conhece Vidro Liquido Antimicrobiano e Bacteriostático? Alta tecnologia a serviço de hospitais e fabricas de alimentos e bebidas.


Seus Eletrônicos e Elétricos tem problema com oxidação, umidade e salinidade? Temos a solução: Nanoclean Infinito, Nanoclean CorrosãoX e Nanoclean Náutico.

 

Tecnologia Alemã. Tecnologia Alemana. Technologie Allemande. Germany Tecnologic. Deustsch Technologie. Made in Germany.

*Soluções tecnológicas  fabricadas na Alemanha para o mercado profissional.
**Technologische Lösungen in Deutschland für den professionellen Markt gefertigt.
***Soluciones tecnológicas fabricados en Alemania para el mercado profesional.
****Technological solutions manufactured in Germany for the professional market.
*****Les solutions technologiques fabriqués en Allemagne pour le marché professionnel.


 

Contatos

Pomerode/SC
+55 (047) 9983-7850 ou +55 (047) 3380-1857

Todos os Direitos Reservados ® Provida 2022